• Rui Gomes

Como lidar com infiltrações no condomínio

Com a chegada do outono e o regresso das chuvas, as infiltrações voltam a ser uma realidade geradora de preocupação para muita gente. Saiba como agir e quais as hipóteses à sua disposição para resolver este problema.


As infiltrações são um dos problemas mais comuns em imóveis e, para além da má aparência, podem causar danos graves na estrutura do edifício, bem como em bens materiais que possam estar em contacto ou próximos dos focos de humidade.


Estes tipos de situações podem ser causados por várias razões, as mais comuns associadas a falhas na impermeabilização da estrutura do edifício, infiltração de águas da chuva em partes externas do edifício, fundações sem a impermeabilização apropriada ou a degradação de sistemas de tubagem. Independentemente de qual seja a causa provocadora de infiltrações, é fundamental que se proceda ao tratamento adequado, o mais rapidamente possível. Neste contexto, a Datarigor – empresa de administração e gestão de condomínios, realça a importância de abordar o problema das infiltrações com o auxílio de profissionais devidamente habilitados, face às particularidades que cada infiltração pode ter. Isto é, infiltrações próximas do solo, por exemplo, carecem de resolução diferente face a manchas próximas de sistemas de tubagens, sendo por isso imperativo que cada situação seja avaliada e identificada por especialistas que possam fornecer o seu parecer com total segurança e confiança.


No que diz respeito à prevenção, não há atualmente grandes obstáculos no que toca a evitar infiltrações. Em processos de construção ou requalificação de edifícios, devem ser tidas em conta soluções e estratégias de condução de água para os locais apropriados. Os sistemas de tubagens são fundamentais para este processo e devem ser devidamente adequados às exigências, de forma a manter e preservar um bom estado no longo prazo. No mesmo sentido, realizar a impermeabilização dos diversos elementos que constituem o edifício é igualmente imprescindível e um procedimento que pode vir a poupar-lhe problemas e custos futuros.


Quer saber mais sobre os nossos serviços e o que podemos fazer por si? Contacte-nos aqui ou siga a nossa página no Facebook para se manter informado sobre tudo o que envolve gestão e administração de condomínios.

554 visualizações