• Rui Gomes

Covid-19: Medidas de Prevenção para o Condomínio

Desde o início da pandemia, vários hábitos tiveram de ser abandonados, para dar lugar a novos, e a gestão do condomínio não fugiu à regra. Por isso mesmo, pela segurança de todos os condóminos, algumas práticas na gestão do seu condomínio devem ser adotadas. Quer saber quais? Descubra no presente artigo!


Assembleias de Condomínio


Devemos evitar aglomeração de pessoas, e por isso mesmo, as assembleias de condomínio presenciais devem ser evitadas. Como medida provisória, as assembleias devem ser realizadas online, como através da plataforma Zoom, por exemplo. Caso não seja possível fazer a assembleia de condomínio online, a mesma deve ser cancelada/adiada, até que seja adequado para tal.


Espaços de Uso Comum


Em espaços de uso comum, como elevadores ou parques infantis, mais uma vez, a aglomeração de pessoas deve ser evitada. Por isso mesmo, é necessário criar um limite de pessoas por utilização simultânea. Caso se verifique que esse limite não esteja a ser verificado, os espaços de uso comum devem ser interditados.


Higienização do Condomínio


Deve ser assegurada a higienização constante do condomínio. Além disso, nos espaços de uso comum, como o elevador, por exemplo, deverá haver desinfetante para os condóminos fazerem uso do mesmo. No caso de haver um caso positivo no seu condomínio. O administrador deverá manter o sigilo acerca do caso, tendo em conta que deve respeitar as regras da partilha de dados pessoais. O máximo que poderá fazer é reforçar as regras de higiene. Além disso, o administrador poderá tentar ajudar o inquilino afetado, assegurando que não falta ao mesmo qualquer produto de primeira necessidade, mas sempre sem qualquer tipo de contacto físico.


Já o inquilino infetado, deverá ficar confinado em sua casa, e não deve andar pelo prédio, de forma a salvaguardar a segurança dos outros condóminos. Se o tiver de fazer por motivos de força maior, deverá fazê-lo sempre com máscara. Saiba mais sobre a existência de casos positivos no condomínio, aqui.


Os cuidados que tem na rua, deve ter também no seu condomínio. A Datarigor - empresa de gestão e administração de condomínios recomenda a utilização de máscara em todas as áreas, devendo os condóminos desinfetar as mãos sempre que possível, manter a distância de segurança e evitar qualquer tipo de comportamento de risco. Não se esqueça, ao cuidar de si, está a cuidar dos outros.