• Rui Gomes

Falta de Gás Natural em sua casa? Saiba o que fazer

Atualizado: Ago 12

A grande maioria das pessoas que vive ou já viveu em condomínios certamente já passou por situações de falhas no fornecimento de serviços como luz, água ou gás. No caso deste último, alguns dos problemas que podem dar origem a falhas no fornecimento de gás, como por exemplo, questões associadas ao fecho de válvulas de corte de gás, problemas técnicos na instalação, ordens de interrupção de fornecimento (por falta de pagamento, por exemplo), ou até uma simples indisponibilidade de serviço momentânea ou causada por eventos imprevisíveis ou de força maior, podem ser suscetíveis de resolução por parte do cliente sem necessidade de recorrer a intervenções técnicas do provedor da rede de distribuição (ORD) de gás natural.


Em situações de interrupção do fornecimento do serviço, o consumidor pode tomar algumas ações no sentido de avaliar a necessidade ou não de solicitar intervenção da entidade fornecedora. Em primeiro lugar, poderá verificar se a válvula de corte de gás do dispositivo se encontra na posição certa, ou seja, aberta. Caso a válvula esteja aberta e mesmo assim não haja fornecimento de gás, deverá verificar o contador e perceber se existe algum tipo de anomalia ou selo na válvula, isto porque quando o operador de distribuição ou o comercializador têm algum constrangimento no fornecimento, é colocado um selo vermelho ou amarelo, respetivamente. Na eventualidade de não existir qualquer selo no contador de gás e a interrupção persista, o consumidor poderá tomar algum dos seguintes passos:


· Verificar se a válvula de corte está na posição certa

· Verificar se as válvulas dos aparelhos a gás estão fechadas

· Aguardar 10 minutos

· Abrir a válvula do fogão, por exemplo, acender uma das placas, aguardar que fique estável e só depois abrir as restantes


Caso a interrupção no fornecimento de gás persista, a Datarigor – Administração e Gestão de Condomínios, recomenda que contacte imediatamente o operador de rede de distribuição no sentido de analisar a anomalia e proceder à sua resolução o mais celeremente possível.

11 visualizações