• Rui Gomes

Horta Urbana – Uma Solução Ecológica para Condomínios

Nos últimos anos tem-se verificado um aumento nos apelos e ações de sensibilização para a importância de criar e desenvolver estratégias orientadas para a construção de uma sociedade mais investida na responsabilidade social e preservação do meio ambiente.


Neste contexto, uma das soluções já implementadas em diversas cidades espalhadas pelo mundo e com um grande potencial de crescimento no nosso país, as hortas urbanas surgem como um passo inicial.


Mas vejamos, em que consiste, exatamente uma horta urbana?


Uma horta urbana é um espaço cultivado em plena cidade, geralmente constituído por pequenas plantas hortícolas, frutos ou ervas aromáticas. Pode tomar diversas formas, desde plantações diretas no solo em espaços não impermeabilizados, com canteiros ou camas de cultivo instaladas no solo, em varandas, telhado e até em formato de cultivo vertical. Ainda que as opções de plantas ou alimentos para cultivo sejam limitadas em virtude da necessidade de garantir o acesso a água, esta é sempre uma boa opção para garantir uma pegada mais verde.


É possível implementar eficazmente uma horta num condomínio?


A grande questão que se coloca neste contexto é relativa à manutenção. Como estamos a falar de um espaço partilhado, de dimensão e investimento a longo prazo, é necessário, para que seja verdadeiramente eficaz, a própria horta seja autossuficiente, daí que seja importante mantar um sistema de gestão de águas pluviais.


Que cuidados exige uma horta urbana?


Como já referimos, a manutenção é fundamental para a subsistência de uma horta urbana, sendo necessário que estejam criadas as condições propícias para tal. No entanto, há algumas questões técnicas que devem ser tidas em conta. Frequentemente, as superfícies verdes instaladas diretamente sobre a zona escolhida para cultivo causam problemas de infiltrações ou o apodrecimento de raízes. Optar por camas de cultivo é uma boa forma de contornar estas questões no sentido de evitar estes problemas e, ao mesmo tempo, proporcionar uma maior organização e controlo das áreas cultivadas.


Dicas para quem quer criar uma horta urbana


Quer seja uma horta tradicional ou urbana, estamos a falar de agricultura e, como tal, é necessário prestar atenção às técnicas utilizadas no próprio cultivo. Contudo, todo este processo é uma experiência, a possibilidade de cometer erros está sempre presente, mas o importante é não desistir e verá que terá a sua pequena horta rapidamente!


Quer saber mais sobre soluções para o seu condomínio? A Datarigor – Administração e Gestão de Condomínios tem uma equipa multidisciplinar pronta para o servir! Contacte-nos!

3 visualizações