• Rui Gomes

Importância dos Sistemas de Iluminação de Emergência no Condomínio

A qualquer momento podem ocorrer falhas e anomalias que provocam interrupções no fornecimento de eletricidade e, quando a iluminação normal falha, o condomínio deve garantir que o sistema de iluminação de emergência se encontra devidamente ativo.


Este sistema tem como principal objetivo garantir que os percursos de fuga, bem como a respetiva sinalética e equipamentos de segurança, têm luminosidade suficientes para que todas as pessoas possam identificar e percorrer estes caminhos de saída.


Os condomínios, para além da iluminação comum, devem igualmente ter blocos autónomos de iluminação de segurança, constituídos por lâmpadas e fontes de energia autónomas que garantam o seu funcionamento em caso de falha da rede de energia. A autonomia destes blocos é particularmente importante na medida em que salvaguarda as necessidades de segurança associadas a eventuais emergências, de forma remota e independente. As placas de sinalização devem igualmente ser abrangidas pelo sistema e garantir os níveis mínimos de iluminação e visibilidade.


O funcionamento destes blocos pode ser permanente, quando estão sempre ligados independentemente de existirem ou não falhas, ou não permanentes, quando ligam apenas em circunstâncias de ocorrência de falhas na rede pública de energia. A sua autonomia deve garantir um período de tempo suficiente para a evacuação dos espaços, com um mínimo aconselhado de, pelo menos, 1 hora.


Como qualquer outro tipo de equipamento, estes blocos devem ser alvo de inspeções periódicas e ações de manutenção frequentes, com especial foco na verificação do estado de funcionamento, eficácia de equipamentos associados, como comando remoto, por exemplo, carga dos acumuladores e respetiva autonomia e ainda, o tempo útil de vida das baterias e lâmpadas.


A Datarigor - empresa de gestão e administração de condomínios recomenda e reforça também a necessidade de um acompanhamento destes elementos de segurança de forma frequente.


Para mais informações sobre gestão e administração de condomínios visite o nosso blog. Para pedidos de orçamento e propostas clique aqui.