• Rui Gomes

Teletrabalho: Dicas para melhorar a produtividade

As circunstâncias em que vivemos atualmente exigem que muitas empresas e organizações adotem e implementem o regime de teletrabalho, algo que, para muitos, pode ser uma tarefa difícil pelas mais diversas razões. Apesar de já não ser uma novidade, muitas pessoas continuam a ter algumas dificuldades no que toca à junção dos contextos profissional e pessoal. Neste sentido, deixamos-lhe algumas dicas que podem ajudar a tornar os seus dias mais produtivos.


1. Definir um Workspace


Pode parecer óbvio, mas a realidade é que muita gente não dispõe de um espaço ou área disponível para criar um “Home Office”. Contudo, é importante criar um ambiente propício ao trabalho. Procure identificar uma zona da casa onde possa trabalhar em silêncio, sem distrações. Mantenha, se possível, apenas na sua mesa ou secretária os materiais necessários para o dia a dia de forma a evitar eventuais distrações. Ter boa iluminação e uma cadeira confortável é também particularmente importante para o seu desempenho.


2. Definir horários


O regime de teletrabalho pode levar a alguma flexibilidade no que diz respeito a horários. Se for este o seu caso, procure, desde logo, estabelecer horários e criar uma rotina que lhe permita aumentar ou manter a sua produtividade no dia a dia.


3. Manter rotinas diárias


Não é por estar em teletrabalho que deixa de ter a sua vida ou tem que abdicar de algumas coisas. Manter alguns aspetos que transmitam um sentimento de normalidade pode ter um impacto positivo na sua produtividade. Despertar à mesma hora, tomar o seu duche, vestir-se e tomar o café da manhã são algumas rotinas que vão ajudar a criar um ambiente mais focado e profissional.


4. Comunique com a sua equipa


Manter o contacto com os seus colegas e equipas de trabalho é fundamental. A comunicação é determinante para o sucesso e, como tal, todas as rotinas de comunicação do dia a dia no escritório devem ser mantidas se está a trabalhar a partir de casa. Agendar videoconferências frequentes é uma forma fácil de manter e estimular o fluxo de trabalho e consequentemente, impactar positivamente a sua produtividade.


5. Faça Pausas


É importante que estipule alguns períodos para desanuviar durante as longas horas de trabalho, de forma a manter os seus níveis de energia e concentração. Aproveite estes momentos para descontrair, tomar um café, relaxar ou até mesmo uma pequena sesta de 20 minutos. Tudo isto ajudará a restabelecer a sua energia para enfrentar novas tarefas.